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terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

RPG e o Quinto Modelo [Blackroza]

Bom dia, boa tarde e boa noite, meus amigos leitores e stalkers, já deixo avisado que o diário volta na segunda, que vai ser quando voltam as minhas aulas e ai eu vou ter "material" pra escrever.

é tempo de carnaval, blocos que preenchem todas as ruas da cidade, com três banheiros químicos para cada sexo, como já diria Sr. K - Amigo, as pessoas estão mijando uma nas outras. Bom, tem gente que gosta então como disse, vai quem quer, eu fiquei em casa fazendo algo muito melhor que um bloco, mentira, tem muita gente que preferia estar lá no bloco, mas, enfim, passei a tarde de ontem montando um sistema de RPG.

O que é RPG?

Veja bem, RPG é um jogo de fazer teatro, chama-se Role Play Game, normalmente quando se fala de RPG nos tempos de hoje todo mundo pensa em World Of Warcraft, Dota, Ragnarok, Grand Chases, enfim, isso não é bem RPG, esses são MMORPG's só o Dota que eu acho que não se enquadra em MMORPG, mas da mesma forma ele tem os elementos de RPG.

E se você pudesse jogar um jogo com uma quantidade ilimitada de players, com gráficos de vida real e pelo tempo que quisesse, assim nasceu o RPG. Quem proporciona isso tudo aos jogadores é o Dungeon Master, ou DM, é a parte mais trabalhosa de se fazer e muita das vezes chega a ser ingrata, tem lá seus pontos bons, quem gosta de fazer, realmente gosta, esse cara precisa criar um mundo e um enredo.

Quando eu falo criar um mundo, ele precisa bolar do que será o RPG, pode ser medieval, cyberpunk, steampunk, depois ele pensa no enredo, pode ser com zumbis, pode ser uma certa briga entre corporações ou empresas, pode ser uma caça ao tesouro, tudo isso depende do mestre, claro que ele precisa da opinião dos jogadores e tal.

Com esse mundo criado, pensa-se num enredo, no mundo medieval pode ser uma donzela em perigo, uma caça ao tesouro, um dragão feroz que atacará uma cidade, tudo isso importa, e também importa como os jogadores vão ser imersos nesse universo.

Como disse antes é um jogo de interpretar, quando o mestre fala que há na sua frente uma trilha de terra cercada por florestas, imagine isso, os gráficos quem decide é você, e tudo mais é você também.

Existem livros de RPG como o D&D, Cthulhu, Vampire, muitos outros que agora eu não vou lembrar, mas, esse livros é difícil de achar fora das metrópoles, sendo morador de Angra dos Reis não há condição de achar isso aqui, vão até o google maps e procurem essa cidade maldita, me digam o que acha, enfim, para quem não pode comprar, existe um caminho mais rápido, é o ato de fazer o próprio sistema, pode parecer loucura, ser difícil demais, mas, não, é bem fácil e só depende de você.

Ontem eu criei o "Biohazard - O Quinto Modelo" - é uma história bem parecida com Resident Evil, antes que falem que eu copiei isso e aquilo, lembrem-se de Tarantino, enfim, o Quinto Modelo é uma arma biológica, um composto, não um vírus, que pode destruir todos os outros já criados, é uma cura até então inexistente, por mais mutada que a criatura esteja, ela pode voltar ao normal, esse composto foi criado por uma Sociedade Anônima, na cidade de Rojka na Rússia - é claro que ela não existe - três empresas estão atrás desse composto, BSAA - para poder fazer a cura, Tricell - para poder vender pelo mercado negro e Neo-Umbrela para poder espalha-lo pelo mundo.

A partir de então, você dá ao jogador a possibilidade de escolher entre essas três empresas, isso vai deixar a mesa tensa, a qualquer momento um pode encontrar o outro e uma luta PVP é muito impactante para toda a mesa de RPG, a partir disso, deixe que os próprios jogadores escolham as armas, claro, coloque limites, por exemplo, segue a tabela abaixo


Pistolas
M92F, HK8, P226 – (1,1 – 10x9mm) (1,3 – 13x9mm) (1,2 – 20x9mm)
Escopetas
M37, M3, JBreak – (3,4 – 12x12g) (4,3 – 7x12g) (3,7 – 20x12g)
Metralhadora
VZ61, AK-74, MP5, Sig – (0,3 – 50x9mm) (2,3 – 30x7.62) (1,4 – 50x9mm) (3,1 – 20x5.56)
Rifle
S75, Dragunov, PSG – (8,2 – 5x12.7mm) (7,6 – 12x7.62) (6,7 – 15x7.62)
Magnum
SW500, SW.44 (9,6 – 5x357) (12,7 – 6xLapua)
Over
Grenade Laucher. Rocket Laucnher – Explosive, Acid, Nitrogen, Flame, Flash, Eletric
Granadas
WP, Hand, Flash
Cure Item
Spray – Recupera +50HP

Vou explicar a tabela, os jogadores podem escolher UMA arma, entre pistolas, metralhadoras e escopetas, vamos supor que ele escolher a primeira pistola, M92F, ela tem 1,1 de dano e carrega 10 balas de 9mm, saber isso é importante porque se no meio da aventura alguém encontrar balas terá de ser especificado qual o calibre, é importante que o mestre conheça armas, para explicar como é cada uma, tempo de recarga e como a arma é fisicamente.

Passada essa parte, o mestre trabalha de novo, cria-se um mapa, pode ser na cabeça ou passado para o papel, de uma cidade, e então é colocado pelo mestre os pontos de início de cada organização, não pode ser longe demais a ponto de não haver nenhum conflito, nem um do lado dos outros, se o mestre quiser, pode-se colocar construções maiores como shopping, que serviria como uma dungeon, seria a caverna do RPG medieval, depois cabe ao mestre criar os monstros e se achar que deve, deixar que os jogadores vejam os monstros.

E então por fim, a ficha que terá de ser impressa e depois xerocada aos montes.

Mas falta uma coisa fatal nos RPG's, Dados de vários e vários lados, existem dados de 3,4,6,8,10,12,20 e 30 lados, e isso vai ajudar o mestre no quesito pontaria, quando um jogador diz uma ação, ele precisa jogar um dado, o dado que o mestre quiser, para ver se vai conseguir realizar essa ação, no caso de pontaria, eu dividi o D12 em 3 e ficou dá seguinte forma:

Esquema de Pontaria: Joga-se um D12, de 1 a 4 acerta um ponto não vital (mão ou perna), de 5 a 8 um ponto parcialmente vital (torso, ombro, barriga – soma-se +1 ao dano), de 9 a 12 pontos vitais (cabeça, coração – soma-se +2,5 ao dano).

Assim basta ao mestre querer e aos jogadores colaborarem para o jogo fluir, espero que isso tenha ajudado alguém a começar a jogar ou se interessar pelo jogo, dados de vários lados não são difíceis de achar pelas metrópoles, procure um pouco, jogue e você vai gostar.


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